segunda-feira, 10 de maio de 2010

Perguntas e Respostas


P. Qual a explicação astronômica para a existência do zodíaco, e onde e em que época ele foi codificado?
R. A tradição zodiacal tem sua origem na percepção da inclinação do eixo da Terra pelos primeiros astrônomos mundiais. É isto que determina alguns dos principais ciclos do planeta, como as estações do ano solar e as variações do Ano Cósmico, e até mesmo a assimetria do sistema de casas diário. Mesmo no dia e a noite haveria mudanças sem isto, pois seriam sempre iguais em cada latitude do planeta. Certamente, o zodíaco foi codificado naquela faixa central da Terra, ou no paralelo 30, porque é unicamente ali que existe a simetria sazonal e, por conseqüência, a analogia com os signos. Por esta razão, quando a humanidade chegou nesta latitude no período lemuriano, teve início os primeiros indícios de organização calendárica, ainda então uma realidade para os iniciados, até que a hierarquia se organizou ali no período áryo, universalizando a ciência do tempo e a revelação deste plano de harmonias. Esta seria uma explicação adicional para a organização de Shambala, no decurso da terceira raça-raiz (lemuriana); já que Shambala é sempre sinônimo de paralelo 30.

P. Até que ponto podemos realmente esperar da Astrologia uma previsão correta das coisas?
R. A Astrologia sempre foi usada com muito proveito, a partir de uma visão estrutural da evolução que oferece, seja para esclarecer a natureza geral das coisas, seja para prever tendências. Isto não chega a significar a tentativa de fazer da História uma ciência exata. Ora, se até mesmo na educação individual há dificuldades de alcançar tal coisa, que dizer da evolução histórica... De fato, a cronologia não é uma ciência exata, pois a astrologia, trabalha com tendências, sem jamais eximir a natureza do contexto, capaz de facilitar ou dificultar a implantação de uma dada evolução. Seja como for, não é uma maravilha poder contar com uma sabedoria precisa acerca do tempo das civilizações...?

P. Por qual razão se emprega o período de cinco mil anos para as evoluções raciais?
R. Os critérios cíclicos podem obedecer aos mais diferentes fatores. O tipo de divisão adotado na evolução racial, pertence à categoria dos ciclos-fênix ou pentagonais, representando neste caso, subdivisões do ano Cósmico, dentro da fórmula da raiz quadrada, e que determinam a mais perfeita definição de ciclo, ou seja, a de uma realidade que relaciona entre si todas as suas subdivisões. Já os ciclos irisados ou setenários, também passíveis de abordagens quadradas, apresentam maior relação com a questão psíquica, já que incidem notadamente sobre a metade dos ciclos-fênix, e portanto sobre a sua etapa reformadora.

P. Como um astrólogo simbólico deve se posicionar diante da astrologia comum?
R. Com tolerância, compreendendo ser a visão simbolista algo por demais sutil para a grande maioria das mentes. É importante, ademais, observar que o simbolista não questiona a validade da praxis astrológica comum, já que, independente das questões axiomáticas e dos valores, as energias com que trabalha a astrologia estão presentes, por falha que possa ser a leitura dos mecanismos causais e do raciocício epistemológico do astrológico "prático", tal como a falaz transposição de uma visão de mera analogia, para a de causalidade exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário